A HERANÇA DAS BORBOLETAS

Passa uma borboleta por diante de mim
Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta E a flor é apenas flor.
Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos
- Poema XL" Heterónimo de Fernando Pessoa
Pertence à ordem de insetos denominada Lepidóptera.
Possui suas diversas cores e tamanhos.
Alimenta-se do néctar das flores, do sumo em decomposição dos frutos e de minerais em decomposição no solo, através da sua espirotromba (aparelho bucal).
É cosmopolita e existe cerca de 160.000 espécies diurnas e noturnas, distribuídas por 86 famílias, em várias partes do mundo.
Pode ser classificada em dois grupos: a diurna (Rhopalocera) e a noturna (Heterocera).
Ver muitas borboletas significa que o ecossistema está a prosperar, isto porque são uma componente importante da cadeia alimentar, como predadoras e presas.
O que é?
Anatomia


As borboletas possuem um corpo que se divide em três partes articuladas: a cabeça, o tórax e o abdómen. Na cabeça estão concentradas as peças bucais (uma trompa em espiral, que permite retirar o néctar das flores), as antenas (que lhe permite detetar sinais quimicos e sensoriais) e os órgãos de visão (permite detetar luzes e sombras). O tórax é o local da inserção das patas e das asas, e onde se encontra o aparelho digestivo. O abdómen aloja os órgãos reprodutores.
Reprodução
Durante um acasalamento, a fêmea emite um odor natural, o ferormônio, para atrair o macho. O contacto pode durar escassos minutos ou largas horas.No ritual, o macho agarra a fêmea pelo abdómen e mantém-se no mesmo lugar ou fazem pequenos voos, injetando o seu esperma na cavidade do corpo da fêmea Essa cavidade armazenará o esperma até que a borboleta fêmea esteja pronta para lançar seus ovos. A borboleta colocará cerca de 100 ovos durante sua vida.
Metamorfose
Os Lepidópteros são insetos de metamorfose completa.
O seu ciclo de vida passa por quatro fases de vida diferentes:
1 » ovo / fase pré-larval – onde começa a vida.
2 » lagarta – só come folhas e flores, perde a sua pele antiga, e aumenta de tamanho.
3 » pupa / que se desenvolve dentro da crisálida – fase de repouso
4 » imago / fase adulta – consegue voar.
Mimetismo

Todos os animais e plantas encontram-se adaptados às condições do ambiente em que vivem. Algumas borboletas assemelham-se muito em cor e forma a outras, de espécies diferentes.
O mimetismo é a presença de organismos mímicos, ou seja, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. A semelhança de animais pode ser ao nível do padrão de coloração, textura, forma do corpo, comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.
Polinização
As borboletas desempenham um papel essencial nos ecossistemas, pois atuam como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar. Têm a boca muito flexível em forma de tromba, que permite sugar o alimento. Enquanto voa de uma flor para outra, a tromba fica enrolada na parte de baixo da cabeça. Ao procurarem alimento, fertilizam, involuntariamente, as flores, misturando o pólen preso às suas patas com o de novas flores. Essa polinização ajuda a reprodução das plantas.